terça-feira, 22 de junho de 2010

achei daqui :: MUSEU DO AMANHÃ

Em 2012 o Rio ganhará um novo ícone arquitetônico. O arquiteto espanhol Santiago Calatrava projetou o Museu do Amanhã, que renovará a degradada zona portuária da cidade.

O novo edifício estará sobre a Baía da Guanabara para estimular os visitantes a viver de forma mais sustentável. Com um investimento previsto de 130 milhões de reais, a obra forma parte do projeto "Porto Maravilha" que visa recuperar a região central com mais habitações, comércio e cultura.

O arquiteto se inspirou em suas viagens à cidade e na vegetação tropical da Mata Atlantica para projetar o novo museu. Em um espaço de 12.500 m² no Pier Mauá, o museu estará dedicado ao conhecimento e ao futuro.

A arquitetura do Calatrava é extremamente polêmica e alvo de muita crítica. Depois de conhecer Valência, fico pensando até onde a arquitetura do espetáculo é ou não negativa e como deve ser criticada. Talvez o limíte esteja em criar parques temáticos ou apenas grandes ícones. De qualquer forma, é um arquiteto que admiro muito por sua genialidade arquitetônica e estrutural, por sua ousadia e é fato que vale a pena dar uma olhada no projeto.

Dica do meu querido amigo colombiano e futuro doutor Samuel Padilla Llano.





Nenhum comentário: