sábado, 13 de fevereiro de 2010

achei aqui :: MICHEL ROJKIND

Como muita gente já sabe, Michel Rojkind é um arquiteto mexicano, além de ser integrante da Aleks Syntek, sim, como baterista!

Seu escritório, o Rojkind Arquitectos que está formado desde 2002, foi reconhecido em 2005 pela Architectural Record como um dos dez escritório de arquitetura de vanguarda.

O primeiro projeto que tornou Rojkind conhecido na área foi a Casa F2, que ganhou o Prêmio Cemex de Arquitetura em 2002.

Rojkind trabalhou em parceria com o escritório dinamarquês BIG (o qual eu sempre recomendei muito seu site, que eu acho genial).

Abaixo, o projeto resultado desta parceria, que é o Museu New Tamayo, que vai ser construído em uma encosta, na Cidade do México. O projeto em forma de cruz trás o conceito de uma caixa desdobrada e tem a fachada permeável, minimizando a necessidade de ar condicionado, já que garante boa ventilação natural, e trazendo para o interior uma iluminação natural sem a incidência direta do sol.

Os autores apresentam um projeto com uma simbologia muito "explícita", forte, com um conceito muito claro e bem definido.








(a idéia do post veio mais uma vez das palestras do IAAC, a segunda casa de Renata Nogueira)

3 comentários:

Fê Rabelo disse...

Oi ju! Tinha visto esse projeto publicado lá no dezeen! ele me lembra formalmente o projeto de um hospital psiquiatrico do BIG inclusive, um que parece um asterisco...sabe?

Juliana disse...

e vc viu que esse ai foi feito em parceria com o big???

fê rabelo disse...

sim! por isso mesmo! vai ver veio uma inspiraçao do outro...