domingo, 7 de fevereiro de 2010

achei aqui :: JOSE RAFAEL MONEO

Rafael Moneo é um dos principais representantes da arquitetura española contemporânea. Ele é autor de obras de reconhecido prestígio internacional, como o edifício de Bankinter em Madrid (1972-1976) e o museu de arte romana em Mérida (1980-1986). Foi ele também quem projetou a estação Atocha de Madrid (1984-1992).

Em 1998 projetou o auditório de Kursaal em San Sebastián, aqui na Espanha. Outras obras como o novo terminal do aeroporto de San Pablo, em Sevilla, a Fundação Miró, em Palma de Mallorca e o Museu de Arte e Arquitetura de Estocolmo.

Em 1996 ele ganhou o prêmio Pritzker de Arquitetura e a Medalha de Ouro da Arquitetura em 2006. Em seu discurso, Moneo fala de como usa a história como matéria prima de seus projetos.

Aqui em Barcelona, ele projetou o Auditório de Barcelona, que fica perto da Plaza de Glorias.

Abaixo algumas fotos do auditório de Kursaal, em San Sebastián. Para sua construção foram consultados 6 arquitetos: Mario Botta, Norman Foster, Arata Isozaki, Rafael Moneo, Juan Navarro Beldeweg e Luis Peña Ganchegi. O projeto de Moneo foi escolhido, que foi finalizado em 1999, composto por dois grandes cubos deformados e orientados, um deles de acordo com o Monte Urgull ao Oeste, e o outro em direção ao Leste. Em seus interiores estão dois grandes auditórios, salas de exposições, um restaurante e um estacionamento. É neste espaço onde acontece um dos maiores festivais de cinema da Espanha.

O edifício recebeu o prêmio Mies van der Rohe na categoria Arquitetura Contemporânea na União Européia.




2 comentários:

Unknown disse...

JU PARECE UM POUCO COM SEU TFG...POR ACASO VC USOU COMO OBRA ANALOGA???

Juliana disse...

nao nao! nao conhecia na epoca!